pesquisar neste blog
posts recentes

A minha visão...

Metodologia

Questões de Investigação

Modelo de Análise Provisório

Objectivos e Finalidades

As Motivações...

Estudos na Área de eye-tracking e publicidade televisiva

Referências Bibliográficas

Indice provisório do enquadramento teórico

Reunião conjunta no CETAC

arquivos

Janeiro 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010
How B|P Researched Spore

A actividade proposta baseava-se em analisar o jogo Spore da EA Video Games.

A metodologia usada tipicamente no ambito do teste dos jogos diz respeito ao focus groups, isto é, uma tecnica em ambiente controlado de laboratorio, nos quais os utilizadores são convidados a dirigirem-se para cubículos,na presença de um investigador,  num ambiente de certa forma apertado e sufocante. Nestas condições o desempenho do utilizador pode não ser o mais favorável, uma vez que pode sentir-se sob pressão, não desempenhando as funções normalmente como iria desempenhar se estivesse no seu ambiente familar. A sua acção é mais constragedora e não satisfatória.

 Face a esta problemática a equipa propôs outro tipo de abordagem:

- SNERD(Simulated Native Environment Research Division): Criação de um ambiente de laboratório o mais natural possivel, com uma secretária, cadeira e sem outros participantes passiveis de distrair o utilizador. Com esta técnica o utilizador pode sentir-se mais relaxado, confortável, e desempenhar a sua função sem grandes distrações e pressões. Processo impossivel no focus groups.

 

-PENS(Player Experience of Need Satisfaction): Técnica usada para administrar questionários aos utilizadores através de um ecrã tactil, em vez de uma caneta e um papel. Além de ser um método que desperta mais interesse, a sua durabilidade era apenas de 2 minutos, impedindo os utilizadores de se aborrecerem e dando-lhes aso para o poderem pausar e retomar quando quiserem.

A grande desvantagem do uso desta metodologia é o escasso tempo que o investigador tem para aglomerar toda a informação circundante. É necessário analisar todo o tipo de som, video, imagem que provêm dos utilizadores que se encontram a testar o produto.

 Creio que a equipa fez um bom procedimento ao testar o jogo Spore com o segundo tipo de metodologia, uma vez que um ambiente confortável e satisfatório é essencial para um bom desempenho da função do utilizador.

 

 

 

 


tags: ,

publicado por a38452 às 01:35

Catarina Manteigueiro
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post