pesquisar neste blog
posts recentes

A minha visão...

Metodologia

Questões de Investigação

Modelo de Análise Provisório

Objectivos e Finalidades

As Motivações...

Estudos na Área de eye-tracking e publicidade televisiva

Referências Bibliográficas

Indice provisório do enquadramento teórico

Reunião conjunta no CETAC

arquivos

Janeiro 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Segunda-feira, 22 de Novembro de 2010
Estudos na Área de eye-tracking e publicidade televisiva

 

Após algumas leituras efectuadas notifiquei que o termo Publicidade Imersiva, é geralmente também tratado por Publicidade Clandestina ou Oculta, sendo este ultimo o mais usado.

A tecnologia Eye-Tracking tem diversos campos de estudos, interessando-me apenas o campo do marketing visual e das publicidades televisivas. Existem alguns estudos na área da publicidade televisiva referentes a spots publicitários, mas nenhum efectuado no âmbito da publicidade oculta.

Os estudos já existentes na área, isto é, cruzar a tecnologia eye-tracking com a publicidade televisiva são escassos, mantendo-se uma porta sempre aberta para futuras investigações.

No que diz respeito a estudos feitos a nivel audiovisual destacam-se os estudos de Y´dawalle and Tamsin 1993, referente á publicidade que passa nos quadros de aviso nos intervalos de um jogo de futebol. Existem apenas especulações e poucos estudos nesta área.

Janiszeuski and Warlop focaram-se em publicidade de bebidas como estimulos para promover uma certa marca. É possivel usar a televisão para fomentar a atenção através de condicionamentos, disponibilização de informação para comparação de alternativas de escolha. Mais uma vez é uma especulação que futuramente deve ser testada.

Y´dewalle, Desmet and Van Rensbergen (1998) testaram a efectividade de diferentes shots em filme, e em como estas transições fazem quebrar a percepção. Montaram um excerto de filme de 7 minutos, e os resultados obtidos foram que as transições bruscas interrompem a percepção e a cognição.

Aoki and Itoh (2000) focaram-se na atenção dos utilizadores nos anuncios de TV. Concluiu-se que a prefeência pelo produto não é o elemento essencial para a atenção dos utilizadores, mas pode ser influenciado por bottom up factors() como o uso de celebridades e a frequencia de alternância de cenário. Um outro estudo dos autores em 2001, sobre a influência sonora na atenção dos utilizadores durante a visualização de anuncios de Televisão, levou á caracterização de padrões de um aumento de fixação no olhar, com ou sem sonoridade. Conclui-se que a fixação no olhar é bastante influenciada pelo som.

Desde os primeiros estudos de Eye-Tracking no Marketing efectuados por Nixon (1924) surgiram várias literaturas usando a tecnologia Eye-tracking como porta para a efeicácia do Marketing Visual.

 

 


tags: ,

publicado por a38452 às 15:53

2

De rnmarques a 14 de Dezembro de 2010 às 20:36
Ola . olha Catarina da par me mandares o livro em pdf do Duchowski ? rnmarques@ua.pt

Cumprimentos.


De a38452 a 15 de Dezembro de 2010 às 00:17


Comentar post

Catarina Manteigueiro
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post